
LEAN THINKING E TOYOTA KATA
O segredo não está nas ferramentas e sim no grau de envolvimento de todos
LEAN THINKING
A maioria das empresas que conheci não se preocupavam com melhorias ou quando se preocupavam faziam isso através de times de especialistas e workshops de melhoria. Muitas vezes os objetivos destes times e workshops não estavam ligados diretamente aos objetivos da empresa e dos gerentes. Na maioria das empresas apenas 5% dos funcionários se envolvem diariamente com melhorias, conceitos Lean e detecção de desperdícios, os demais 95% se dedicam as tarefas do dia-dia (daily business). Mas Lean, melhoria contínua e eliminação de desperdício precisam ser o dia-dia (daily business) de todos na empresa. Lean não são os cartões de Kanban, os quadros de Andon, os programas de 5S. Lean sempre foi mais que isso. Lean é uma forma de pensar e de agir.
Trabalho com implementações de Lean Manufacturing desde o final dos anos 90. Participei da elaboração e implementação dos Sistemas de Produção da Airbus em Hamburg (Alemanha), Mercedes em Barcelona (Espanha), Audi/VW em Curitiba (Brasil), Filtros Mann em Buenos Aires (Argentina), entre outros. Desenvolvi e implementei Sistemas de Produção em empresas fora do eixo da indústria automotiva como Brasimet em São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Porto Alegre e Joinville, a Brastak/Harris em Sto. André e no Hospital Alemão Oswaldo Cruz em São Paulo. O segredo de sucesso em todos estes projetos sempre foi ver além das ferramentas, trabalhar na cultura da empresa, envolver a todos nos processos de melhoria. Modificar a cultura existente da empresa para uma cultura Lean.
TOYOTA KATA OU KATA DE MELHORIA
A palavra japonesa Kata tem duas traduções. Kata é o sulfixo que significa 'modo de fazer'. Por exemplo kakikatta quer dizer modo de escrever / como escrever. Kata no Karaté são sequências de movimentos que proporcionam ao praticante um aprendizado mais profundo da arte e, simultaneamente, experiência de luta. Lançado em 2009 por Mike Rother o termo e a filosofia Kata já está se espalhando pelo mundo. Diferente do Lean, o Kata não nos traz ferramentas que nos mostram o que fazer para melhorar uma determinada situação, e sim nos ensina o como melhorar qualquer coisa em qualquer situação. Kata nos ensina um jeito diferente de pensar, treina o pensamento cientifico (Scientific Thinking). Mike Rother detectou em seu estudo de mais de 6 anos que esta é a base do sucesso da Toyota, não as ferramentas Lean como Kanban e Andon. Estas ferramentas representavam as soluções criadas pela Toyota e não o caminho de como se chegou à estas soluções.
Kata é Lean como cultura empresarial, ou como eu gosto de chamar Lean 4.0. Kata/Lean4.0 tem como foco mudar o comportamento e pensamento de todas as pessoas na empresa, e é isso que transforma e forma uma cultura.
A sua empresa gostaria de entrar na jornada Lean?
Ou ela já entrou, mas não está satisfeita com os resultados alcançados?
