top of page
leere Fabrik

INDÚSTRIA EM GERAL

Projetos para empresas de grande, médio e pequeno porte

OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS DE PRODUÇÃO

A Produção é o local onde a empresa agrega valor ao seu produto. É aqui que ela gera o seu faturamento, sua riqueza. E é aqui que são encontrados os maiores potenciais de ganho, não somente na produtividade e qualidade, mas também na estabilidade. Conseguir TODO DIA produzir a mesma quantidade de produtos, com a mesma qualidade e com a mesma quantidade de recursos. Depois de alcançar isso, se deve iniciar a melhoria contínua em todos os processos.

OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS INDIRETOS E ADMINISTRATIVOS

Qualidade, Logística, Manutenção e Administração. O potencial de melhoria nos processos indiretos pode trazer melhorias diretas para produção. O custo de matéria prima e componentes costuma ser o segundo custo mais alto após o custo de mão de obra e às vezes fica até em primeiro lugar. Reduzir a quantidade de material necessário na fábrica representa alivio para o fluxo de caixa da empresa, mas não pode paralisar a produção. Existem inúmeras ferramentas de gestão para a Logística. O segredo é fazer elas funcionarem de uma forma efetiva e simples. O segredo na qualidade é conseguir com que a produção produza qualidade sem que seja necessário um inspetor/auditor em cada esquina. Fazer com que os inspetores sejam
professores e não policiais.

INDICADORES, DRE E REMUNERAÇÃO VARIÁVEL

Uma empresa precisa de números para pode definir onde esta e para onde quer ir. 
O mais importante em uma visualização de resultado é a transparência e a facilidade de reconhecer se a empresa esta dentro da estratégia definida ou não, e quais itens estão impedindo o sucesso. Por isso é importante fazer uma diferença entre uma DRE Gerencial (a que é usada pela Gestão) e DRE tradicional (usado pela Contabilidade). Em muitos casos uma DRE tradicional não atende as necessidades da Gestão e não visualiza claramente onde eventuais melhorias e correções de curso são necessários para atingir um determinado resultado.
Os KPIs (Key Performance Indicators) são o instrumento principal para gerenciar uma empresa. Eles devem ser claros, transparentes, relevantes e um reflexo da realidade. Os indicadores de uma empresa devem ser criados sob medida, mostrar se a estratégia da empresa esta no caminho certo e mensurados de forma rápida. Devem ser de fácil interpretação, devem envolver todos na empresa em um objetivo comum e servir como a base dos projetos de melhoria.
Qualquer sistema de remuneração variável, seja ele para alta gerência ou para o chão de fábrica, precisa ser transparente e se basear em indicadores igualmente transparentes e influenciáveis. A principal função de um sistema de remuneração variável é motivar. No entanto criado da forma errada e com base em indicadores errados pode ser altamente prejudicial a uma empresa.

LAYOUT DE FÁBRICAS NOVAS E EXISTENTES

O layout de uma fábrica é um grande fator de influência na produtividade geral de uma empresa. Para elaborar o Layout ideal é necessário conhecer a fundo os processos da empresa, levar em conta o fluxo de materiais, fluxo de pessoas, acesso as máquinas em caso de manutenção. Não existe uma formula padrão ou uma receita para elaborar um Layout. Além de ter todos os dados de produção disponíveis é importante envolver a maior quantidade possível de pessoas nas decisões mais cruciais. Operadores de Chão de Fábrica devem estar envolvidos da mesma forma como o Presidente da empresa. Também é importante realizar simulações das diferentes situações e elaborar diferentes versões para as situações mais críticas. Um Layout deve levar em conta os conceitos de produção puxada e demais conceitos do Lean Management.

Gostaria marcar uma visita, sem compromisso, para avaliarmos juntos onde posso ajudar a sua empresa?

©2025 by Benke Consult

bottom of page